Tudo começa com a força e a vontade de superação da aquilo ou de algo que pode nos"matar e nos tornar mais fortes" é assim a vida de um mangaká ,eles se jogam de "cabeça" naquilo até conseguir o que mais querem, nem sempre a resposta é sim e nem sempre a resposta é não ,se você tem uma boa personalidade isso ajudará e ser louco o suficiente para passar sua vida dedicada ao mundo fechado "da imaginação para o papel " e sua historia tem que agrada aqueles que você nunca viu e com gostos diferentes....Aprende a receber criticas e ser muito criticado para melhora...
O Mangaká nada mais é que um apostador .Uma pessoa que tem um sonho de entra para o mundo dos mangás e que manda suas ideias para uma revista semanal e torcendo para que aceitem e que tenha um aoportunidade de trabalhas coma quilo.Mas se entrar você continua sendo um apostador a menos que seu trabalho seja reconhecido pelo público entre outros trabalhos de outros apostadores que também tiveram uma vaga, ai sim você se torna um profissional.
Para um mangá de um apostador ser reconhecido é difícil, sempre há uma votação pelos leitores. E acredite no caso do público japônes, que é rígido, o seu mangá tem que ser uma coisa no mínimo ótimo. Muitos dos casos os principais mangás que irão ser dispensados são aqueles que não possuem originalidade, possuem idéias muito parecidas com de outros mangás, mas aqueles que não possuem uma história interessante também recebem o mesmo destino: Rua.
Mas voltando ao assunto inicial, sempre tive a vontade de comentar, ter um espaço para que as pessoas possam comentar as posições que os japoneses delegam às séries da revista, e que muitas vezes, os ocidentais discordam totalmente, e até os próprios japoneses claro. Um exemplo recente foi o de SWOT, que apesar de uma história bem clássica e aparentemente sem grandes inovações, me conquistou e achava a série bem superior ao que tinha estreiado por ano passado.

Mas porque é tão importante essa tal de TOC e os votos?
Primeiro, antes de tudo: define os rumos de um mangá. Obviamente aquelas que são menos votadas são as próximas na lista de corte da revista pela editora. O pessoal que acompanha só o Big 3 (O Big 3, como devem supor, é o trio maravilha, o de maior sucesso da Jump em publicação, os três pilares da revista atualmente: Naruto, Bleach e One Piece. Os mesmos normalmente se encontram nas três primeiras posições do ranking, ou seja, sem contar o mangá que figura a capa que sempre ganha a primeira posição), ou então séries já terminadas e/ou de sucesso em geral, não devem saber o quão ruim é ver um mangá que você gosta de ler ser cancelado sem piedade pela revista. posição na ToC influencia diretamente a ordem de aparição do mangá na revista. Exemplo: Na maioria das vezes (salvo edições em que estejam ausentes) One Piece vem logo após a série de capa, e Naruto logo depois. Mas a maioria dos mangás que estão tão assim na frente não tem problemas com popularidade e esta coisa toda, não? A coisa começa a esquentar conforme vamos descendo as posições e as obras começam a se distanciar do início da revista, mais difícil é conquistar leitores, pessoas que votem em você, e acompanhem sua história, fadando o mangaká a ser eventualmente cancelado, caindo para as posições mais baixas.
Mas a Shonen Jump não perdoa.
Os populares abrem a revista, os menos estão lá no final lutando para fazer algo que chame a atenção de leitores. Existem muitos leitores da Jump que a adquirem somente para ler séries pré-determinadas que já acompanhem, não são muitos que conferem a revista toda. O ranking também é um bom termômetro para saber quais estréias na revistas estão despontando como sucessos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário